5 dicas para gerar hábitos sustentáveis dentro de casa - PlastFood

PlastFood

18 de julho de 2022

5 dicas para gerar hábitos sustentáveis dentro de casa

Hábitos sustentáveis são o caminho certo para reverter a destruição do meio ambiente. Nos últimos 100 anos, cerca de 50% das reservas naturais do mundo foram degradadas, e esse número nem chega perto dos 300 milhões de anos de existência da humanidade.

Então, para garantir um futuro melhor para o ser humano, mudar as práticas cotidianas é o mais viável. E saber qual é a melhor parte? Fazer isso é bastante simples, necessário apenas comprometimento com essa causa nobre e tão necessária.

Se você quer, mas não sabe por onde começar a adquirir hábitos sustentáveis, confira a lista com as principais sugestões do que é possível ser feito dentro da sua casa. Assim, você pode começar a mudar o mundo hoje mesmo!

5 ótimos hábitos sustentáveis para sua casa

Veja 5 hábitos sustentáveis para sua rotina doméstica que ajudam a economizar e a cuidar da saúde da natureza. Confira:

Usar lâmpadas mais econômicas

Um dos principais hábitos sustentáveis e com efeitos constantes no cotidiano de uma família é o uso de lâmpadas mais econômicas, neste caso, a troca das incandescentes por fluorescentes ou de LED.

As lâmpadas de LED conseguem ser ainda mais econômicas que as fluorescentes e, ainda, estão livres de metais pesados em sua composição. Também, utilizam apenas 8W para gerar a mesma luminosidade que a incandescente de 60W e duram até 40 vezes mais.

Reciclagem do lixo

Outro pilar principal dos hábitos sustentáveis dentro de casa é a prática da reciclagem de lixo. Pelo menos 30% dos 76 milhões de toneladas de lixo gerados no Brasil podem ser transformados em um produto novo e muito útil, todavia, é preciso da colaboração da população.

Para adotar essa atitude sustentável, você pode começar reutilizando embalagens que ainda possuem vida útil e separando os descartáveis em sacolas específicas (papel, plástico, vidro e metal) para levar até um centro de coleta seletiva.

Retirar os aparelhos da tomada

Pode até parecer que aparelhos desligados são inofensivos, mas enquanto estiverem plugados na tomada, pode ter certeza que estarão consumindo energia de alguma forma.

Aparelhos ligados na tomada, no modo de espera, por exemplo, chegaram a representar até 12% do total de conta de energia elétrica da casa. Por isso, não só durante as viagens, mas sempre que não estiver utilizando um eletrodoméstico, mantenha ele fora da tomada.

As luzes do aparelho que ficam acesas, mesmo quando a TV, micro-ondas ou videogame, por exemplo, estão desligados, consomem eletricidade e pesam não apenas no seu bolso, como na natureza também.

Reutilize a água da sua máquina de lavar

Mais uma atitude para fazer parte do seu cotidiano é o reuso da água da máquina de lavar. Normalmente, muitos litros são consumidos para limpar as peças de roupa e, logo em seguida, são jogados fora. Porém, é possível atribuir uma nova finalidade a tudo isso.

Os hábitos sustentáveis da vez são lavar o carro, a varanda ou a calçada com a água que seria jogada fora. Isso vai refletir diretamente na conta que chega no final do mês, reduzindo bastante os custos. Uma dica: se você coletar a chuva com um galão, pode lavar os mesmos ambientes!

Troque o ar-condicionado pelo ventilador

Existem vários modelos de ar-condicionado com gases não poluentes e baixíssimo consumo de energia, portanto, se você não utiliza um desses e deseja aderir a mais hábitos sustentáveis, a melhor saída é utilizar o ventilador.

As principais vantagens de um ventilador para a sua casa é: esses aparelhos não emitem gases, consomem menos energia elétrica (quando não estão sendo usados, ficam fora da tomada), existem diversos modelos e são muito baratos, podendo comprar um para cada cômodo.

Através dessas cinco dicas, você e sua família terão hábitos sustentáveis que ajudarão a economizar e diminuir a poluição e degradação que afeta todo o planeta. Desse jeito, os recursos naturais durarão por muitos anos, garantindo uma vida melhor às próximas gerações.

Gostaria de ler mais publicações como essa? Confira o nosso blog.

Acompanhe a PlastFood nas redes sociais, Facebook e Instagram.

 

Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

o quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0

compartilhe a matéria


NEWSLETTER

Para você que não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, insira seu e-mail no campo
abaixo e receba em primeira mão o conteúdo Plastfood!
Fique tranquilo! também não gostamos de spam :)