A qualidade do talher influencia no sabor do produto consumido? - PlastFood

PlastFood

24 de março de 2021

A qualidade do talher influencia no sabor do produto consumido?

Em um primeiro momento a resposta parece simples: não. Mas, você sabia que essa resposta não poderia estar mais incorreta?

De acordo com diversos estudos realizados sobre a percepção humana em seus hábitos alimentares, chegou-se à conclusão de que, sim, os talheres, assim com diversos outros utensílios que permeiam uma refeição, afetam diretamente nossa percepção sobre a comida.

Confira hoje algumas curiosidades sobre a resposta sensorial humana aos utensílios alimentícios e veja como deixar suas refeições ainda mais gostosas.

A influência sensorial

A famosa Universidade de Oxford teve um estudo liderado pelo cientista Charles Spence e realizado pelo seu laboratório de Pesquisa Crossmodal, no Departamento de Psicologia Experimental, que comprovou que todas as experiências humanas durante as refeições são altamente influenciadas pelos sentidos. Em outras palavras, sons, toques, cheiros e até mesmo formas afetam diretamente nossa percepção sobre o sabor dos alimentos.

As cores e formas nos seus utensílios

As cores e formas tem um impacto tão grande na alimentação que toda uma estrutura mercadológica é criada em torno disso.

Uma empresa, por exemplo, que mantém uma padronização de seus utensílios com as cores de sua identidade visual, cria um sentimento de profissionalismo intrínseco. O mesmo pode ocorrer conosco, de forma a gerar maior interatividade e animação em festas temáticas ou de cunho patriótico.

Um exemplo da influência potente nas cores é a própria Coca-Cola. Em 2011, a empresa lançou uma linha especial com a cor branca da sua icônica mascote, Urso Polar. Não houve alteração alguma na formulação da bebida, somente a embalagem havia sido alterada, mas, ainda assim, houve milhares de reclamações de consumidores finais alegando que “a coca estava com um sabor diferente”.

Caso semelhante se deu com a Mondelez, e seu tradicional biscoito quadrado. Em 2012, a fabricante mudou o formato do produto para redondo e recebeu uma enxurrada de reclamações que afirmavam que o biscoito havia ficado mais doce, ainda que a única alteração tenha sido feita no formato do alimento.

Os talheres na equação sensorial

Os talheres, obviamente não ficam de fora desse cenário. Aparentemente, o peso os talheres pode ser um dos maiores influenciadores sobre a comida.

Segundo Charles, “é provável que os valores positivos e negativos que atribuímos aos talheres seja ‘transferido’ para a maneira como julgamos a comida”.

O cientista continua e aponta que o design é igualmente importante, uma vez que somos influenciados pelo tamanho dos utensílios. Por exemplo, caso você esteja de dieta, é interessante evitar colheres grandes ou copos largos. Nosso subconsciente tende a calcular a quantidade por “uma colher” ou “um copo” sem levar em consideração as dimensões dos itens.

Qualidade do material

Por fim, após discorrermos sobre os estudos da psicologia sensorial humana, é preciso atentar-se para a problemática física dos talheres.

É de suma importância que o consumidor tenha uma seleção criteriosa dos objetos que utiliza, a fim de garantir que sejam seguros e higiênicos.

A PlastFood trabalha com descartáveis plásticos há mais de 20 anos e sempre manteve como foco principal a segurança de nossos clientes e a qualidade de nossos produtos. Por isso, todos os produtos PlastFood são produzidos com materiais atóxicos, próprios para contato com alimentos e uso humano.

Quando utensílios são feitos a partir de materiais com baixa qualidade, eles podem prejudicar a sua saúde, portanto, escolha sempre as marcas comprometidas com o seu bem-estar e em conformidade com as regras de segurança nacional.

Trabalhamos com responsabilidade e ética, além de oferecer aos nossos clientes assistência completa. Temos compromisso com a sustentabilidade e qualidade de nossos produtos e oferecemos as opções perfeitas para sua empresa. Entre em contato conosco.

Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

o quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0

compartilhe a matéria


NEWSLETTER

Para você que não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, insira seu e-mail no campo
abaixo e receba em primeira mão o conteúdo Plastfood!
Fique tranquilo! também não gostamos de spam :)