A SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO - PlastFood

PlastFood

13 de dezembro de 2021

A SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO

Atualmente, um dos principais debates dentro da indústria do plástico é a sustentabilidade durante o processo de produção. Materiais plásticos estão em todos os lugares, basta olhar ao seu redor para encontrar diferentes peças feitas com essa matéria-prima, no entanto, apesar da sociedade está cada vez mais consciente com seu uso, itens plásticos ainda são descartados incorretamente.

Se na sociedade a reciclagem ainda é um desafio, nas fábricas o cenário é um pouco diferente, mas ainda não atingiu a utopia. Os descartes irregulares poluem a natureza, as cidades e os oceanos, causando diversos problemas para a vida do planeta. Portanto, reaproveitar o que não tem mais uso se tornou uma maneira de salvar o planeta e as pessoas que vivem nele.

Na publicação de hoje, você verá como a indústria recupera o plástico que seria jogado fora e quais a novas práticas que beneficiam a sociedade, as corporações e a natureza. Continue lendo para saber mais:

Como a sustentabilidade é promovida na indústria do plástico

Existem muitas maneiras de salvar o plástico do descarte incorreto. Com o recente interesse das empresas nessa revolução que salva a sociedade e natureza, cada vez mais novas técnicas estão sendo implantadas nos segmentos automotivo, moveleiro, hospitalar, eletroeletrônico, construção civil, do lar, entre outros.

Enquanto o mercado recicla 86% da produção global de aço, 76% da de alumínio e 40% da de vidro, a reciclagem de plástico chega a apenas 4%. Levando em consideração que estamos falando de um insumo 100% reciclável. Felizmente, esse cenário pode ser mudado. A seguir, confere algumas ações que podem mudar esses números:

 Logística reversa do plástico

A logística reversa do plástico consiste em viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Portanto, diversos fabricantes de produtos plásticos passaram a coletar resíduos de seus produtos para encaminha-los corretamente à reciclagem, o que gera, principalmente, economia. Essa prática acaba sendo um exemplo de consciência para os compradores sobre a responsabilidade socioambiental.

Gestão voltada à ecoeficiência

A ecoeficiência diz respeito a disponibilização de serviços e bens capazes de atender as necessidades das pessoas e proporcionar qualidade de vida sem causar agredir o meio ambiente e gastando o mínimo dos recursos naturais não renováveis.

Algumas atividades ecoeficientes envolvem a automação da coleta de dados e monitoramento de quantidades, motivos, índices e outros fatores para que líderes de uma empresa possam agir rapidamente para evitar perdas; controle e monitoramento de processos plásticos, como extrusão, sopro e injeção, entre outros; e automação da coleta de itens consumidos e produtos para rastreabilidade eletrônica e tomada de ações sobre produtos com defeito.

Os resultados dessas práticas são refletidos diretamente na natureza, cujos recursos são utilizados de uma maneira mais inteligente, na competitividade de mercado, na satisfação das necessidades humanas de forma sustentável e na qualidade de vida.

Existem muitas outras formas de promover a sustentabilidade na indústria do plástico, como separando matérias, utilizando opções biodegradáveis ou já recicladas, e incentivando a reciclagem para seus clientes. E mais do que apoiar essa causa, nós, da PlastFood, fazemos parte dela com nossos produtos que são amigos da natureza.

Gostou do post? Confira mais informações como essa no nosso blog. Se ficou interessado nos nossos produtos, confira também o nosso catálogo online .

Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

o quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0

compartilhe a matéria


NEWSLETTER

Para você que não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, insira seu e-mail no campo
abaixo e receba em primeira mão o conteúdo Plastfood!
Fique tranquilo! também não gostamos de spam :)