O plástico não é vilão: benefícios da reciclagem de plástico - PlastFood

PlastFood

29 de novembro de 2023

O plástico não é vilão: benefícios da reciclagem de plástico

O plástico desempenha um papel muito importante em nossa sociedade, e em diversos momentos é debatido os benefícios da reciclagem para a população. Porém, é raramente dito que o plástico não é um vilão.

Por isso, decidimos iniciar essa série de publicações sobre reciclagem com o intuito de educar o público e potencializar a construção de um planeta mais verde. Hoje, falaremos sobre os benefícios da coleta seletiva.

Se você ficou interessado, então continue a leitura!

Quem é o verdadeiro vilão?

Verdade seja dita, plástico que existe na natureza e toda poluição é resultado da irresponsabilidade das pessoas. Nos últimos 65 anos, a população deixou de reciclar 91% do plástico produzido, segundo Abrelpe!

A reciclagem de plástico desempenha um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e responsável. É importante compreender que ele pode ser reciclado de forma eficiente.

E que se for reciclado como ensinado e esperado pelas pessoas, a prática acaba trazendo uma série de benefícios para o meio ambiente e a sociedade, como veremos a seguir.

Redução do consumo de recursos naturais

Os polímeros são derivados do petróleo, um recurso natural difícil de ser obtido, não renovável e altamente poluente. Ou seja, aproveitar os polímeros que já temos acesso é extremamente importante.

A reciclagem de plástico diminui a demanda por recursos naturais, como petróleo. Ao reciclar plásticos, a necessidade de extrair e processar novas matérias-primas é reduzida, conservando recursos finitos.

Outro dos benefícios da reciclagem é a minimização da exploração ambiental. Afinal, a água, energia elétrica e demais recursos de uma fábrica, também são explorados na confecção de muitos polímeros.

Emissão de menos poluentes

A fabricação de plástico a partir de matérias-primas virgens gera uma quantidade significativa de poluentes e gases de efeito estufa.

Segundo estudo dos pesquisadores do projeto Beyond Plastics, do Bennington College, dos Estados Unidos, fabricantes de plástico podem emitir até 232 milhões de toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Nisso, a reciclagem de plástico reduz a demanda por essa produção intensiva em energia, contribuindo para a diminuição das emissões de poluentes e ajudando na luta contra as mudanças climáticas.

Em outras palavras, as empresas devem seguir exemplo positivo, como o da Plastfood, que conhece os benefícios da reciclagem, e atua de maneira consciente para entregar bons produtos e proteger o nosso planeta.

Minimização do descarte em aterros sanitários

O Brasil possui quase 3 mil lixões ou aterros irregulares e outro dos benefícios da reciclagem de plástico é a redução da quantidade de resíduos que são enviados para esses espaços incoerentes.

Como o plástico pode levar cerca de 400 anos para se decompor, o reaproveitamento evita a acumulação desses materiais nos lixões, prolongando sua vida útil e reduzindo o impacto negativo no ambiente.

Estímulo à economia circular

A reciclagem de plástico faz parte do conceito de economia circular, em que os materiais são reutilizados, reciclados e reintroduzidos no ciclo produtivo.

Isso cria oportunidades de negócios e empregos relacionados à coleta, triagem, processamento e fabricação de produtos reciclados.

Segundo a WWF, a reciclagem do plástico economiza até 90% de energia produzida pelas fábricas e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias, como cooperativas de reciclagem.

Conservação da biodiversidade marinha

A reciclagem de plástico contribui para a redução da poluição marinha, que representa uma ameaça séria à biodiversidade aquática.

Ao reciclar plásticos, evitamos que resíduos plásticos cheguem aos oceanos, preservando a vida marinha e os ecossistemas costeiros.

Benefícios da reciclagem: casos de sucesso

Diversas empresas nacionais e multinacionais estão investindo no reaproveitamento de polímeros para proteger a natureza, aumentar o valor dos seus produtos e mostrar para o público a responsabilidade que possuem.

Dois exemplos ótimos disso são a Coca-Cola, que investe na reciclagem e fabricando garrafas com 50% de plástico reciclado e que também começou a produzir garrafas de 100% rPET na América do Norte.

E o segundo exemplo são os recipientes da Tupperware de plástico reciclado. O intuito da empresa é reduzir a produção de resíduos de polímeros durante cada fase do ciclo de vida dos recipientes.

Na Plastfood, você também encontra talheres descartáveis que ajuda na preservação do meio ambiente, além de estar consumindo de uma empresa que conhecer os benefícios da reciclagem e é adepta dessa prática.

Gostou da publicação?

Em breve, voltaremos com a segunda parte da série “O Plástico não é vilão”. Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

o quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0

compartilhe a matéria


NEWSLETTER

Para você que não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, insira seu e-mail no campo
abaixo e receba em primeira mão o conteúdo Plastfood!
Fique tranquilo! também não gostamos de spam :)