COMO FUNCIONA OS TALHERES BIODEGRADÁVEIS - PlastFood

PlastFood

10 de novembro de 2020

COMO FUNCIONA OS TALHERES BIODEGRADÁVEIS

Você conhece os talheres biodegradáveis? Esses produtos foram criados com o objetivo de solucionar problemas ambientais e diminuir a produção de lixo, especialmente do plástico, que é jogado diariamente na natureza.

 

Opções biodegradáveis têm sido apontadas como uma das melhores soluções para a poluição da natureza, mesmo com a existência de outras vias de consumo e descarte conscientes, como a reciclagem e reutilização de embalagens – os famosos refis e garrafas retornáveis.

 

Os talheres biodegradáveis são comumente confeccionados a partir de derivados de óleo vegetal e amido de milho, que se decompõem mais rápido do que itens fabricados com matéria plástica comum (derivada do petróleo), que leva em média 400 anos para se decompor. Outras opções usam como matéria-prima plástico reciclado, por isso é importante realizar o descarte correto desses tipos de materiais. Há também peças feitas com madeira e as reutilizáveis, feitas de metal.

 

A qualidade de biodegradável é atribuída aquela linha de produtos compostos a partir de itens orgânicos, que se decompõem facilmente em um curto período (semanas ou meses) devido à ação bacteriana. Quando um produto possuí essas características, é dado a ele um selo de certificação ambiental, estipulado de acordo com normas internacionais, afirmando que cumpre as medidas necessárias para ser considerado um “amigo do meio ambiente”.

 

Quando um talher biodegradável chega ao fim do seu ciclo e não é reciclado, é dado início ao processo de biodegradação, junto a outros materiais. Essa transformação química acontece por meio de agentes micro-orgânicos em condições adequadas de umidade, temperatura, oxigênio, luz e nutrientes. Normalmente, o processo é melhor executado em composteiras, onde os rejeitos são transformados continuamente até se tornarem moléculas. Em alguns casos, podem atingir o estado de água, CO2 e biomassa.

 

Com o avanço da tecnologia e as novas pesquisas na área da sustentabilidade, novas formas de fazer e aplicar material biodegradável estão surgindo.

 

Pontus Törnqvist, da Universidade de Lund, na Suécia, projetou utensílios feitos com fécula de batata. Os canudos, talheres e embalagens foram criados para combater o volumoso desperdício das empresas de fast-food, que optam por polímeros por ser mais baratos, resistentes e práticos. No entanto, o plástico de Pontus feito de amido de batata e água conta com as mesmas qualidades, mais o bônus de não ferir a natureza e se decompor rapidamente.

 

Outro exemplo são os talheres biodegradáveis feitos com farelo de trigo da empresa polonesa Biotrem. As peças possuem as mesmas qualidades e capacidades de produtos que encontramos em lojas hoje em dia, mas com um grande diferencial: levam cerca de um mês para decompor.

 

Assim, podemos perceber que a preocupação com o meio ambiente tem aumentado bastante durante os últimos anos, principalmente em relação ao descarte de resíduos. Uma das alternativas para evitar o crescimento constante da poluição é a biodegradação, facilmente realizada em itens biodegradáveis. Por isso, produzir e comercializar produtos “eco friendly” se torna cada vez mais importante.

 

A PlastFood faz a sua parte e oferece aos seus clientes uma linha completa de talheres descartáveis biodegradáveis, fabricados com matéria-prima de alta qualidade. São itens resistentes, com design arrojado, bonito e funcional, ideal para todos os usos.

 

Ficou interessado e deseja tornar a sua casa ou negócio um espaço que contribui para um meio ambiente limpo e protegido? Entre em contato com a gente, estamos prontos para te atender!

Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

o quanto este conteúdo foi útil para você

4.7 / 5. 3

compartilhe a matéria


NEWSLETTER

Para você que não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, insira seu e-mail no campo
abaixo e receba em primeira mão o conteúdo Plastfood!
Fique tranquilo! também não gostamos de spam :)