Você conhece os impactos do descarte consciente para as futuras gerações?
Blog
Blog
Você conhece os impactos do descarte consciente para as futuras gerações?
Você já parou para pensar que as decisões que você toma e as atitudes que realiza agora vão refletir no futuro de outras pessoas? Esse deveria ser um pensamento coletivo comum, principalmente quando o assunto é lixo e consumo de materiais plásticos. Vamos falar sobre descarte consciente desses materiais?
Pode até parecer trivial demais, mas a verdade é que debater e refletir sobre o descarte consciente dos itens que não tem mais utilidade consegue salvar vidas — se não as de hoje, as do futuro. Além de, claro, ajudar a conservar um dos bens mais importantes da humanidade, o nosso querido meio ambiente.
Afinal, o lixo (principalmente o plástico), a natureza e a vida humana estão bastantes interligados há décadas, muito antes dos estudos sobre a poluição do planeta começarem. Todavia, nem todos os integrantes da nossa sociedade estão cientes desse fato. Por isso, estamos publicando esse blog, para informar.
Gostaria de saber como o descarte consciente de produtos plásticos e lixo causam um impacto positivo nas futuras gerações do planeta? Continue lendo para saber mais!
Descarte consciente: consuma plástico corretamente
O plástico está em todo lugar. E isso pode ser lido de maneira positiva e negativa, até porque diversos produtos são comercializados em embalagens plásticas ou são confeccionados com plástico, como os nossos talheres e utensílios para restaurantes e cafeterias. Mas o que preocupa mesmo é a forma de descarte.
Quando os rejeitos plásticos não são direcionados para coleta seletiva ou lixões adequados, acabam param nas florestas, no escoamento de água das cidades e outros espaços inadequados, causando danos diretos na vida das pessoas.
O descarte consciente do plástico é indispensável para evitar o sofrimento de pessoas, animais e florestas devido aos resquícios tóxicos que a decomposição demorada do plástico deixa. E quando dizemos tardio, também significa que nossos filhos, netos e outros jovens do futuro também sofrerão com a poluição.
Proteger a qualidade de vida e bem-estar das gerações futuras também é uma das nossas obrigações. Quem vive no presente é responsável pelos impactos negativos ou positivos que chegam a ter centenas de anos de efeito.
O ciclo de vida dos materiais plásticos
Conhecer o ciclo de vida dos materiais plásticos é importante para, também, aumentar a consciência sobre seus atos em relação o descarte consciente. São diversas etapas envolvidas e, abaixo, você pode conferir as integrais. Veja:
Produção: tudo começa na extração do petróleo e do gás natural, as matérias-primas do plástico. Então, esses materiais são encaminhados para as refinarias, onde passam por uma série de processamentos até tomar a forma final do produto plástico.
Consumo: após serem enviadas das fábricas até o comércio, ficam nas estantes e prateleiras até a aquisição por um consumidor. Alguns produtos podem ser descartados minutos depois e outros podem durar mais dias, sendo até mesmo levados para casa.
Descarte: aqui acontece a divergência. Quando o descarte e consciente, a pessoa leva o material plástico até uma lixeira ou coleta seletiva para o plástico der o final adequado. Já outras embalagens, por mero descuido ou despreocupação, vão parar nas ruas, aterros irregulares, florestas e rios.
Reutilização: em alguns casos, os consumidores até reutilizam garrafas e potes de plástico enquanto ainda estão em boas condições, atitude que diminui o número de descartes e de lixo na natureza.
Reciclagem: o melhor dos cenários, e que causa com certeza impactos positivos para as gerações do futuro, é a reciclagem. Nesse estágio da vida do plástico, ele é recolhido, separados, triturado e processado novamente para dar origem a novos produtos e de ótima qualidade.
Por causa disso, nós, da PlastFood somos grandes defensores do descarte consciente e da reciclagem de materiais plásticos para um futuro melhor a todos. Como exemplo disso, temos a nossa linha de mexedores que pode ser triturada após o uso para a fabricação de outros materiais plásticos.
Também, contamos com uma linha de utensílios feitos completamente com plástico biodegradável, que se dissolve em semanas após ser usado e jogado fora e não deixa nenhum resíduo tóxico na natureza.
Em suma, o descarte correto dos resíduos plásticos é um exercício de cidadania e consciência de preservação das florestas, rios, mares, o ar que respiramos, solo e os animais para que a geração presente e futura consiga viver sem grandes desafios e preocupações.
Gostou desta publicação sobre o descarte consciente de plástico? Acesse nosso blog e leia outros posts como esse.