Você conhece os impactos do descarte consciente para as futuras gerações? - PlastFood

PlastFood

22 de junho de 2022

Você conhece os impactos do descarte consciente para as futuras gerações?

Você já parou para pensar que as decisões que você toma e as atitudes que realiza agora vão refletir no futuro de outras pessoas? Esse deveria ser um pensamento coletivo comum, principalmente quando o assunto é lixo e consumo de materiais plásticos. Vamos falar sobre descarte consciente desses materiais?

Pode até parecer trivial demais, mas a verdade é que debater e refletir sobre o descarte consciente dos itens que não tem mais utilidade consegue salvar vidas — se não as de hoje, as do futuro. Além de, claro, ajudar a conservar um dos bens mais importantes da humanidade, o nosso querido meio ambiente.

Afinal, o lixo (principalmente o plástico), a natureza e a vida humana estão bastantes interligados há décadas, muito antes dos estudos sobre a poluição do planeta começarem. Todavia, nem todos os integrantes da nossa sociedade estão cientes desse fato. Por isso, estamos publicando esse blog, para informar.

Gostaria de saber como o descarte consciente de produtos plásticos e lixo causam um impacto positivo nas futuras gerações do planeta? Continue lendo para saber mais!

Descarte consciente: consuma plástico corretamente

O plástico está em todo lugar. E isso pode ser lido de maneira positiva e negativa, até porque diversos produtos são comercializados em embalagens plásticas ou são confeccionados com plástico, como os nossos talheres e utensílios para restaurantes e cafeterias. Mas o que preocupa mesmo é a forma de descarte.

Quando os rejeitos plásticos não são direcionados para coleta seletiva ou lixões adequados, acabam param nas florestas, no escoamento de água das cidades e outros espaços inadequados, causando danos diretos na vida das pessoas.

O descarte consciente do plástico é indispensável para evitar o sofrimento de pessoas, animais e florestas devido aos resquícios tóxicos que a decomposição demorada do plástico deixa. E quando dizemos tardio, também significa que nossos filhos, netos e outros jovens do futuro também sofrerão com a poluição.

Proteger a qualidade de vida e bem-estar das gerações futuras também é uma das nossas obrigações. Quem vive no presente é responsável pelos impactos negativos ou positivos que chegam a ter centenas de anos de efeito.

O ciclo de vida dos materiais plásticos

Conhecer o ciclo de vida dos materiais plásticos é importante para, também, aumentar a consciência sobre seus atos em relação o descarte consciente. São diversas etapas envolvidas e, abaixo, você pode conferir as integrais. Veja:

Produção: tudo começa na extração do petróleo e do gás natural, as matérias-primas do plástico. Então, esses materiais são encaminhados para as refinarias, onde passam por uma série de processamentos até tomar a forma final do produto plástico.

Consumo: após serem enviadas das fábricas até o comércio, ficam nas estantes e prateleiras até a aquisição por um consumidor. Alguns produtos podem ser descartados minutos depois e outros podem durar mais dias, sendo até mesmo levados para casa.

Descarte: aqui acontece a divergência. Quando o descarte e consciente, a pessoa leva o material plástico até uma lixeira ou coleta seletiva para o plástico der o final adequado. Já outras embalagens, por mero descuido ou despreocupação, vão parar nas ruas, aterros irregulares, florestas e rios.

Reutilização: em alguns casos, os consumidores até reutilizam garrafas e potes de plástico enquanto ainda estão em boas condições, atitude que diminui o número de descartes e de lixo na natureza.

Reciclagem: o melhor dos cenários, e que causa com certeza impactos positivos para as gerações do futuro, é a reciclagem. Nesse estágio da vida do plástico, ele é recolhido, separados, triturado e processado novamente para dar origem a novos produtos e de ótima qualidade.

Por causa disso, nós, da PlastFood somos grandes defensores do descarte consciente e da reciclagem de materiais plásticos para um futuro melhor a todos. Como exemplo disso, temos a nossa linha de mexedores que pode ser triturada após o uso para a fabricação de outros materiais plásticos.

Também, contamos com uma linha de utensílios feitos completamente com plástico biodegradável, que se dissolve em semanas após ser usado e jogado fora e não deixa nenhum resíduo tóxico na natureza.

Em suma, o descarte correto dos resíduos plásticos é um exercício de cidadania e consciência de preservação das florestas, rios, mares, o ar que respiramos, solo e os animais para que a geração presente e futura consiga viver sem grandes desafios e preocupações.

Gostou desta publicação sobre o descarte consciente de plástico? Acesse nosso blog e leia outros posts como esse.

Nos acompanhe nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

o quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0

compartilhe a matéria


NEWSLETTER

Para você que não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, insira seu e-mail no campo
abaixo e receba em primeira mão o conteúdo Plastfood!
Fique tranquilo! também não gostamos de spam :)