2024 Plastfood – Todos os direitos reservados. Feito com por

Os consumidores estão exigindo práticas sustentáveis, devo aderir no meu negócio?

Blog

Blog

Os consumidores estão exigindo práticas sustentáveis, devo aderir no meu negócio?

Uma empresa que se destaca, atrai novos clientes. Existem diversas formas de se diferenciar da concorrência, tudo depende dos seus interesses e da sua equipe, podendo, assim, serem transparecidos para o público. Dentre todas as possibilidades estão as práticas sustentáveis que visam salvar o meio ambiente da degradação constante. Você já pensou em aderir a essas atividades ecologicamente conscientes?

A conservação do meio ambiente é uma pauta cada vez mais importante. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração de resíduos saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões. Devido a esses números, instituições e pessoas têm se mobilizado para reverter a situação, afinal, quanto mais lixo, mais descarte irregular, resultando na poluição de florestas e rios.

Logo, os consumidores ficaram mais exigentes também, cobrando práticas sustentáveis de empresas que fornecem produtos e serviços que utilizam regularmente. Essa fatia da população acredita que grandes organizações possuem maior poder para transformar as condições da sociedade e tudo que a cerca, portanto, o movimento de mudança deve partir deles também.

Você ainda não sabe se deve aderir as atividades sustentáveis? Ajudaremos você a decidir nesse texto. Continue lendo:

Benefícios de ter um negócio sustentável

Uma empresa precisa se preocupar com o impacto que gera, seja ele o desperdício de insumos, uso irregular dos recursos ou descarte de resíduos. Um comportamento ético e preocupado com o futuro costuma chamar a atenção de compradores, novos parceiros e até mesmos candidatos a vagas de emprego. Assim, um negócio sustentável se adapta e ganha espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

Confira os principais benefícios abaixo:

Empresas sustentáveis ganham vantagem competitiva

Investir em ações que reduzem o impacto ambiental negativo e o desperdício, se adequando a legislação vigente, além de estimular o bem-estar e a qualidade de vida é uma maneira excelente de criar uma imagem pública positiva. Essa estratégia tende a criar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento do negócio, uma vez que o número de compradores e interessados nas atividades da sua instituição passam a aumentar.

Sustentabilidade também favorece a satisfação dos colaboradores

Manter um posicionamento forte a favor da sustentabilidade também aumenta a felicidade dos colaboradores, uma vez que eles compreendem que os seus esforços fazem parte de uma causa ainda maior. Consequentemente, os níveis de engajamento, motivação e comprometimento das equipes crescem, rendendo mais produtividade e melhores resultados.

O seu negócio fica de acordo com a leis vigentes de conservação

O problema ambiental é uma notícia recorrente. Ambientalistas e órgãos governamentais tem reforçado a importância de adotar práticas de conservação que realmente funcionem. Com isso, surgiram leis e orientações para serem aplicadas em operações empresárias, visando a redução da degradação de florestas e mares. A sua empresa deve conhecer e adotar essas leis, que irão gerar economia e reduzir a ação danosa do homem.

Uma empresa sustentável melhora a comunidade

Todos que vivem ao redor de uma empresa são impactados pelas atividades que ela realiza. Por isso, o seu negócio precisa ir além e não agir apenas como um fornecedor de produtos e serviços. É necessário assumir compromisso com o bem-estar e a felicidade das pessoas, e trabalhar a sustentabilidade é uma maneira eficiente e poderosa de fazer isso.

Negócios sustentáveis geram mais economia

Alguns empresários acreditam que ser sustentável é sinônimo de gastar mais. No entanto, essa não é uma verdade absoluta. Assumir práticas sustentáveis necessita de pequenos sacrifícios no começo, mas logo é possível ver os efeitos positivos que ela traz para o setor financeiro. Por tanto, ao encontrar uma prática que se alinhe perfeitamente ao seu empreendimento, incorpore o quanto antes.

Reciclagem, redução de desperdício, uso de materiais biodegradáveis, parcerias com instituições que cuidam do meio ambientes e até a troca de produtos do dia a dia da empresa por opções ecologicamente amigáveis, são alguns exemplos do que você pode fazer para tornar a sua corporação mais sustentável. Comece com pequenos passos e, em breve, verá os incríveis resultados e a recepção positiva dos seus consumidores.

Leia mais conteúdos como esse no nosso blog.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn