2024 Plastfood – Todos os direitos reservados. Feito com por

Reciclagem do plástico: qualidade de vida é sinônimo de cuidado com a natureza

Blog

Blog

Reciclagem do plástico: qualidade de vida é sinônimo de cuidado com a natureza

Para quem deseja viver com mais qualidade de vida, fazer a reciclagem do plástico é algo muito importante. Os efeitos do cuidado com a natureza são maiores que você imagina e refletem diretamente no seu cotidiano.

Por isso, sempre que você consumir algum produto que carrega uma embalagem plástica, não se esqueça de dar o fim correto ao material que você não vai usar mais. Ou seja, invista na coleta seletiva.

Dessa forma, a reciclagem pode ser feita com mais precisão, os efeitos negativos da poluição são reduzidos e novos produtos, com mais qualidade e sem desgastar a natureza, podem ser confeccionados para sociedade.

Se você não sabe como a reciclagem do plástico atua na sua vida e qual é o papel dos produtos biodegradáveis nessa dinâmica, esta publicação foi desenvolvida especialmente para tirar essas dúvidas. Continue lendo e saiba mais!

Quais os efeitos positivos da reciclagem do plástico?

Afinal, os efeitos positivos existem mesmo? Onde eles podem ser percebidos? Apenas empresas aproveitam dos efeitos positivos ou na sua casa a diferença também é percebida? Confira tudo abaixo:

Conservação dos recursos naturais

Com você já deve saber, os recursos naturais são finitos, então, em algum momento eles vão acabar. Com a reciclagem, os materiais já extraídos do meio ambiente retornam para o ciclo produtivo e voltam a ser utilizáveis.

Proteção de todo o ecossistema

A reciclagem do plástico reduz os prejuízos causados à natureza, como as queimadas e poluição dos rios. Em outras palavras, o ambiente em que as florestas, animais selvagens e a água potável estão, permanecem intactos.

Economia de energia e água

Confeccionar novos itens a partir da reciclagem do plástico demanda menos energia e água do que utilizar novas matérias-primas, e o resultado é de mesma qualidade. Por isso essa é uma opção de grande custo-benefício.

Reduz a emissão de carbono na atmosfera

Como a reciclagem é sinônimo de menos consumo de energia, ela consequentemente emite menos carbono na atmosfera. Além disso, os resíduos que desencadeariam gás metano e iriam para aterros sanitários são reduzidos.

Garante mais economia

Você sabia que o descarte de resíduos reciclados é seis mais barato do que os resíduos de matérias-primas originais? Então, quando mais material for reciclado, menos irá para os lixões e mais dinheiro ficará no bolso.

Cria mais empregos

Além da organização do lar e menos poluição, a reciclagem do plástico gera novas vagas de emprego, tanto formais quanto informais. Por exemplo, existem os coletores autônomos e os trabalhadores de indústrias de reciclagem.

Existem outras formas de cuidar da natureza?

Sim, além da reciclagem do plástico, empresas e consumidores, como você, podem investir na compra e uso de produtos biodegradáveis.

Materiais biodegradáveis são confeccionados com material orgânico, que se decompõe facilmente em comparação a outros modelos de plástico comum devido à ação bacteriana – evento conhecido como biodegradação.

Um produto com essas características possui um selo de certificação ambiental, estipulado de acordo com normas internacionais, afirmando que cumpre as medidas necessárias para ser considerado um “amigo do meio ambiente”.

Ainda, os produtos biodegradáveis também podem ser reciclados como o plástico convencional. Porém, se os biodegradáveis foram para a natureza de maneira irregular, a poluição acaba sendo menor.

Assim, cuidar da natureza para garantir uma ótima qualidade de vida para a humanidade se torna muito mais fácil e simples de fazer. Logo, empresas e pessoas comuns podem fazer a sua parte de um jeito eficaz e eficiente.

Nós, da PlastFood, oferecemos diversos produtos plásticos que podem ser facilmente reciclados, além de opções biodegradáveis para o seu restaurante, cantina ou festa de aniversário. Clique aqui e confira!

Leia outras publicações como essa no nosso blog e siga-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn