Reciclagem do plástico: como posso contribuir? - PlastFood

PlastFood

30 de novembro de 2023

Reciclagem do plástico: como posso contribuir?

O plástico é um material onipresente em nosso cotidiano. Embora sua versatilidade o torne um recurso valioso, a gestão inadequada desse material pode causar sérios impactos negativos ao meio ambiente.

E é por causa disso que a reciclagem do plástico ganha tanta importância dentro de diversas comunidades. Afinal, ela desempenha um papel importante na redução do desperdício e na conservação dos recursos naturais.

Se você se preocupa com a sustentabilidade e deseja contribuir para um mundo mais limpo, a reciclagem do plástico é uma ótima maneira de fazer a diferença. Quer saber como e o impacto dessa atividade? Leia o blog!

Por que a reciclagem do plástico é importante?

Antes de mergulharmos nas ações que você pode tomar para ajudar na reciclagem do plástico, é essencial entender por que essa prática é tão crucial.

Um dos primeiros motivos é a redução do impacto ambiental. Quando o plástico não é reciclado, ele frequentemente acaba em aterros sanitários ou no oceano, levando a poluição ambiental.

Outro motivo é a conservação de recursos naturais, uma vez que a reciclagem dos descartes plásticos economiza recursos valiosos, como petróleo, que é usado para fabricar plástico virgem.

Essa prática também auxilia na redução da emissão de gases de efeito estufa. Já que o processo de criação do plástico deixa de ser tão intenso, reduzindo o consumo de energia e emissão de fumaças.

E, por fim, o estímulo à economia circular. Pois, a reciclagem faz parte de um modelo de economia, onde não são completamente descartados e podem ser recuperados para criação de mais produtos.

Como você pode contribuir para a reciclagem do plástico?

Agora que já recapitulamos a importância dessa atividade para a natureza, sociedade e o setor empresarial, podemos abordar como você consegue ajudar no processo de reciclagem do plástico.

Abaixo, listamos algumas atividades simples, mas muito eficientes, que podem fazer parte do seu dia a dia. Confira e adote elas hoje mesmo:

Separe seus descartes corretamente

Certifique-se de separar seus resíduos plásticos dos demais tipos de lixo em sua casa. Isso ajuda profissionais ou até mesmo catadores independentes que fazem a coleta seletiva no seu bairro.

Invista em itens reutilizáveis

Alguns itens do seu cotidiano podem ser feitos de plástico reutilizável. Esse é o caso das garrafas de água, sacolas de compras, e potes que podem ser lavados e guardados em casa.

Reutilize e recicle

Antes de jogar qualquer item de plástico no lixo, considere se ele pode ser reutilizado ou reciclado. Muitas vezes, objetos aparentemente inúteis podem ser transformados em algo novo.

Participe de programas de coleta

Verifique se há programas de coleta de plástico em sua comunidade. Muitas vezes, supermercados e centros de reciclagem oferecem locais específicos para fazer um descarte mais seguro.

Leve informação para dentro de casa

A educação é a chave para a conscientização. Compartilhe informações sobre a importância da reciclagem do plástico com amigos e familiares para incentivar práticas sustentáveis.

Apoie empresas sustentáveis

Procure empresas que adotam práticas sustentáveis, como a utilização de plástico reciclado em seus produtos. Grandes marcas de roupas, utensílios e alimentos, estão adotando a sustentabilidade.

Como a reciclagem do plástico pode mudar vidas?

Quando o assunto é transformação, a reciclagem do plástico não se restringe às mudanças ambientais. Ela também causa um grande impacto positivo na vida de pessoas que dependem da coleta de recicláveis.

Esse é o caso de Telines Basílio do Nascimento Júnior, ou Carioca, que preside a cooperativa de catadores Coopercaps, localizada na zona sul de São Paulo, e que já tem mais de 16 anos de existência.

Após 12 anos trabalhando “na roça”, Telines percebeu que tal carreira não abriria tantas portas para o futuro. Então, encontrou o trabalho coletivo proporcionado pela reciclagem e viu sua vida se transformar.

Depois que passou a trabalhar em cooperativas que reúnem catadores, o profissional conseguiu cursar e concluir uma faculdade de Gestão Ambiental e pós-graduação em Gestão de Projetos.

Além disso, visitou países como Japão, Argentina e Peru, e diferentes regiões do Brasil para conhecer outros profissionais da reciclagem no país para trocas sinceras de experiência e conhecimentos.

E esse é apenas um dos incontáveis exemplos da revolução que a reciclagem do plástico e outros materiais podem casar na realidade das pessoas, por mais simples que elas sejam.

Ficou inspirado por essa publicação? Então, comece a cuidar da forma como você consume o plástico hoje mesmo. Leia mais posts como esse no nosso blog e acompanhe a PlastFood nas redes sociais.

Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

o quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0

compartilhe a matéria


NEWSLETTER

Para você que não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, insira seu e-mail no campo
abaixo e receba em primeira mão o conteúdo Plastfood!
Fique tranquilo! também não gostamos de spam :)