Reutilização de produtos descartáveis em sala de aula - PlastFood

PlastFood

23 de fevereiro de 2023

Reutilização de produtos descartáveis em sala de aula

A reutilização de produtos descartáveis em sala de aula é uma maneira inteligente e eficiente de ensinar os alunos sobre uma das políticas brasileiras mais importantes: os três Rs.

“Reduzir, Reutilizar e Reciclar” é a principal maneira de mostrar à população como diminuir o consumo de produtos descartáveis, cortar a produção de lixo e não poluir a natureza.

Mas, o diálogo não pode ficar apenas entre os adultos, certo? Por isso que a reutilização de produtos descartáveis na escola se tornou a melhor maneira didática de falar com os pequenos.

Gostaria de saber mais sobre essa prática? Preparamos essa publicação especialmente para isso. Continue lendo e saiba mais!

Educação ambiental em sala de aula

Aulas com foco em educação ambiental, que trazem a reutilização de produtos descartáveis na escola, são necessárias para explicar a importância da diminuição de lixo.

Com atividades básicas e uma boa quantidade de materiais plásticos, por exemplo, como copos, talheres e garrafas, é possível mostrar os impactos negativos de recolher devidamente os itens.

Além disso, é possível mostrar aos alunos, também, que a elevação do consumo acelera e intensifica a exploração dos recursos naturais, provocando desequilíbrios nos elementos naturais.

Mas, quais atitudes um educador pode tomar para iniciar essa conversa em sala e trabalhar de maneira extremamente didática, inclusive, despertando o interesse dos estudantes?

Como abordar a reutilização de produtos descartáveis na escola?

Introduzir o conceito de reutilização para os alunos é simples. Para explicar de uma maneira simples e objetiva, separamos três instantes em que o ensino é desenvolvido.

Antes da aula

Para tratar da reutilização de produtos descartáveis, comece pedindo para os alunos levarem, na aula seguinte, alguns materiais descartáveis.

É importante dar exemplos, como latas, garrafas, caixas, plásticos, entre outros itens, caso os estudantes não questionem quais materiais levar.

Também será necessário que os alunos tenham ao menos uma ideia básica do que fazer com esses materiais, podendo pesquisar na internet ou consultar os demais colegas.

Ainda, alerte os pequenos para levarem cola, tesoura sem pontas, fitas adesivas, lápis e canetinhas de colorir caso o suprimento escolar não seja suficiente para todos.

Então, é só esperar o dia seguinte.

Durante a aula

Nesse momento, é importante incentivar a criatividade, sempre com auxílios e orientações, para que sejam dadas novas formas e usabilidades para os materiais que trouxeram.

O objetivo é fazer com que eles entendam que essa prática visa reduzir a quantidade de lixo, que normalmente acaba sendo direcionada à natureza, e conseguir criar novos produtos.

E que essa ação acaba gerando um bem coletivo, como novos empregos, menos problemas de saneamento básico, menos consumo geral e mais saúde para população.

Essa reflexão ainda estimula que, consciente ou inconscientemente, eles busquem executar mais reutilização de produtos descartáveis em casa, não só na escola.

Durante o fim da aula

Ao final da atividade, é essencial verificar o resultado do trabalho dos alunos. Revisar o que foi produzido e, se possível, deixá-los expostos para que tenham um senso de recompensa.

É importante rever os conceitos estudados para saber se todos ficaram a par da ideia de reutilização de produtos descartáveis. Garantir que a mensagem ficou fixada é imprescindível.

Também, deve-se abrir espaço para perguntas e esclarecimentos. Não se deve partir da premissa que todos captaram a mensagem da aula!

Trabalhar com a educação ambiental, principalmente com foco na reutilização de produtos descartáveis, é a maneira mais prática de garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

A sustentabilidade precisa estar presente no cotidiano das pessoas desde que pequenos, e nós, da PlastFood, sabemos disso, por isso oferecemos produtos descartáveis e recicláveis.

Tais produtos podem ser utilizados em festas escolares, cantinas, reuniões de pais e mestres, entre outros momentos especiais para a vida escolar. Confira todos os produtos aqui.

Para mais publicações como essa, acesse o nosso blog. Também nos acompanhe nas redes sociais, Facebook e Instagram.

Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

o quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0

compartilhe a matéria


NEWSLETTER

Para você que não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, insira seu e-mail no campo
abaixo e receba em primeira mão o conteúdo Plastfood!
Fique tranquilo! também não gostamos de spam :)