Tendências para o setor alimentício em 2023 - PlastFood

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1 de março de 2023

Tendências para o setor alimentício em 2023

Se você trabalha com o setor alimentício, deve se manter atento às principais tendências mercadológicas de 2023 para garantir o crescimento do seu negócio.

Essas tendências podem ajudar você a aumentar suas vendas, fidelizar clientes, expandir o estoque de produtos e até mesmo automatizar processos, facilitando o trabalho dos colaboradores.

Pensando em ajudar você nesse desafio, desenvolvemos essa publicação. Continue lendo e conheça as melhores tendências para 2023 do setor de comércio de alimentos.

Perspectiva do setor alimentício em 2023

Neste ano, o setor alimentício promete perpetuar algumas atividades que se mostraram bastante presentes no último calendário.

Ou seja, o grande destaque está mais uma vez voltado ao alto consumo de produtos sustentáveis, funcionais, saudáveis, sem carne ou personalizados.

Inclusive, a tecnologia também deve continuar tendo uma grande participação durante os próximos meses. Já que a automatização facilita a produção, empacotamento e distribuição.

Por fim, mesmo que algumas tendências já sejam conhecidas, ainda é essencial que as empresas fiquem prontas para se adaptar a qualquer nova moda que surgir.

Tendências para o segmento de alimentos em 2023

A seguir, você pode conferir cinco tendências principais que a sua empresa do setor alimentício pode explorar para melhorar as vendas e se desenvolver ao longo do novo calendário.

São cinco questões diferentes que vamos abordar, todas podendo ser adaptadas de acordo com a realidade do seu negócio e na medida ou quantidade de investimento mais conveniente.

Confira:

Internet das coisas

Internet das coisas ou IoT, é um recurso moderno que permite realizar processos importantes dentro de uma empresa através da conectividade.

Alguns exemplos do que pode ser feito graças a IoT são: monitoramento da temperatura de alimentos, rastreamento de produtos, leitura de códigos ou etiquetas, identificação de problemas.

Ainda, essa conectividade ajuda na transparência das empresas e aumento da confiança dos seus consumidores e parceiros, uma vez que fica mais fácil atestar a qualidade dos itens.

Também, permite que as empresas melhorem quesitos como eficiência, economia de tempo, redução de erros, minimização de desperdício e correção de gargalos.

Alimentos saudáveis

Empresas do setor alimentício já perceberam que a preocupação com a saúde e estilo de vida está cada vez mais importante para os consumidores, e isso reflete na alimentação.

Por isso, ainda é importante investir em técnicas de produção de alimentos saudáveis, visando atender a demanda das famílias brasileiras e proporcionar opções ainda melhores.

Assim, para 2023, a expectativa é de maiores investimentos em pesquisas e adaptações de alimentos que não afetem a saúde negativamente, livres de glúten e aditivos químicos.

Personalização de experiências

Nesse caso, empresas de alimentos estão se deparando com demandas cada vez mais distintas, onde os compradores solicitam medidas, quantidades e outros detalhes diferentes do padrão.

Dessa forma, espera-se que serviços de personalização de experiência continuem crescendo, introduzindo novos planos, kits de vendas, pensando em quem possui dieta restrita, etc.

Quanto mais pessoas beneficiadas, melhor para uma empresa do setor alimentício evoluir e lucrar.

Investimento em sustentabilidade

Sustentabilidade é um dos assuntos mais debatidos atualmente. Logo, introduzir esse conceito dentro da empresa deve acontecer o quanto antes.

Afinal, os consumidores escolhem empresas para além da qualidade dos produtos, eles também podem considerar a posição social que aquela marca tem na sociedade.

Ou seja, qual o retorno que o dinheiro investido naquele produto pode dar além da satisfação do consumo.

Com isso, empresas que produzem alimentos orgânicos, usam embalagens recicláveis e participam na redução de poluição ganham muita importância no gosto e avaliação popular.

Automação de processos

A automação de processos é uma tendência que ganha cada vez mais espaço no segmento alimentício durante este calendário.

Essa tendência se baseia na substituição de tarefas manuais por equipamentos e sistemas que operam de maneira automática, graças aos avanços tecnológicos.

Determinados robôs, softwares, periféricos, entre outros apetrechos conseguem aprimorar os métodos e conquistar resultados ainda mais eficientes e precisos.

E, apesar de não ser uma tendência inédita, ela está longe de ser esquecida por empresas do mesmo setor, já que sempre aparece única inovação tecnológica para ser explorada.

Gostou das nossas dicas e explicações sobre as principais tendências de 2023 para o setor alimentício? Então, leia outros posts como este no nosso blog.

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