A importância da linha biodegradável da PlastFood - PlastFood

PlastFood

15 de janeiro de 2021

A importância da linha biodegradável da PlastFood

Um dos compromissos firmados pela nossa empresa é a de proteger e preservar o meio ambiente através do uso de matérias-primas de qualidade e boa procedência e métodos conscientes de fabricação. Por isso, nos últimos anos, aumentamos nossa responsabilidade oferecendo aos nossos clientes opções ecologicamente corretas: a Linha Biodegradável.

De acordo com estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza, em dezembro de 2019, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Nosso país também faz parte dos que menos recicla esse tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145.043 toneladas. Isso explicita uma grande necessidade de mudança nos nossos hábitos, uma vez que toda essa poluição tem impacto direto na fauna e na flora.

Porém, essa mudança não diz respeito apenas às famílias, a sociedade como um todo, precisa mudar, inclusive as empresas. Com isso em mente, a PlastFood optou pela produção de itens biodegradáveis.

O que são talheres biodegradáveis?

Talheres biodegradáveis são produtos feitos com matéria orgânico, que se decompõe facilmente em comparação a outros modelos de plástico comum devido à ação bacteriana, evento conhecido como biodegradação.

Um produto com essas características possui um selo de certificação ambiental, estipulado de acordo com normas internacionais, afirmando que cumpre as medidas necessárias para ser considerado um “amigo do meio ambiente”.

Saiba mais sobre essa categoria de talheres clicando aqui.

O que é biodegradação?

A biodegradação é uma transformação química que acontece por meio de agentes micro-orgânicos em condições adequadas de umidade, temperatura, oxigênio, luz e nutrientes. Normalmente, o processo é melhor executado em composteiras, onde os rejeitos são transformados continuamente até se tornarem moléculas. Em alguns casos, podem atingir o estado de água, CO2 e biomassa.

Quando os talheres não recebem o destino correto e são despejados juntamente a outros descartes, a transformação acontece normalmente e sem ferir a natureza. Entretanto, o resíduo que poderia ser aproveitado acaba não sendo.

Qual a importância de produtos biodegradáveis?

Materiais biodegradáveis possuem uma permanência menor no ecossistema após seu descarte, chegando a desaparecer completamente em meses ou semanas. Esse fator sozinho já se mostra muito vantajoso, porque ele diminui a possibilidade de efeitos degradantes e nocivos ao ser humano, como sufocamento e contaminações.

Com um cotidiano cada vez mais atarefado, as pessoas dispensam o uso de itens reutilizáveis, fazendo o consumo de descartáveis aumentar e, se forem derivados de petróleo, se acumularem cada vez mais nos lixões e aterros sanitários.

Há também um mercado resistente em adotar o comércio de opções amigas do meio ambiente, muitas vezes devido ao preço um pouco acima da média. Todavia, se os biodegradáveis estiverem à disposição da comunidade, eles serão consumidos e com o aumento do consumo, consequentemente, aumenta a demanda do mercado, diminuindo os preços atuais. Em outras palavras, haverá incentivo para produzir, pesquisar a área e descobrir novos materiais, melhores, mais baratos e menos ofensivos.

Vale lembrar que se desfazer corretamente dos seus resíduos ecologicamente corretos ainda é importante, pois, no destino incorreto ele perde boa parte dos benefícios e vantagens as quais foi projetado para ter.

Os produtos biodegradáveis apresentam uma realidade na qual é possível buscar avanços tecnológicos e sociais respeitando a vida e o ecossistema onde estamos inseridos, sem que haja perdas significantes.

Gostaria de se juntar a nós nessa causa importante e tornar a sua casa ou negócio um espaço ecologicamente consciente? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como!

Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

o quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0

compartilhe a matéria


NEWSLETTER

Para você que não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, insira seu e-mail no campo
abaixo e receba em primeira mão o conteúdo Plastfood!
Fique tranquilo! também não gostamos de spam :)